Um Pecado de Sobremesa Chico Balanceado da Vovó


Um Pecado de Sobremesa Chico Balanceado da Vovó

Você conhece essa sobremesa Chico balanceado da vovó? Pois é, trata-se de uma sobremesa da culinária brasileira com um nome bem diferente. Então aprenderá Um Pecado de Sobremesa Chico Balanceado da Vovó.

Portanto essa receita nada mais é que um doce que contem banana, caramelo, creme e merengue tostado e servido gelado. Uma receita que rende umas 6 porções, de dificuldade média para ser feita e em média uns 45 minutos estará pronta.

INGREDIENTES UM PECADO DE SOBREMESA CHICO BALANCEADO DA VOVÓ

PARA O DOCE DE BANANA

  • 6 bananas maduras em rodelas
  • ½ xícara de açúcar (80 gramas)
  • ¼ xícara de água (60 mililitros)
  • Gotas de limão

PARA O CREME

  • 2½ xícaras de leite líquido
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 gemas
  • Gotas de essência de baunilha

PARA O MERENGUE

  • 3 claras
  • 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro ou refinado (de preferência)

MODO DE PREPARO UM PECADO DE SOBREMESA CHICO BALANCEADO DA VOVÓ

Inicialmente separe todos os ingredientes para fazermos a receita de chico balanceado tradicional. Utilize bananas maduras, corte-as em rodelas e pingue gotas de limão sobre elas.

Logo em seguida comece preparando o caramelo que irá envolver as bananas: numa panela leve o açúcar ao fogo baixo, até derreter.

Posteriormente, quando o açúcar já estiver como caramelo, com cuidado jogue a água sobre ele. Mas mexa de vez em quando até que o caramelo volte a ficar uniforme.

Logo após isso, adicione as rodelas de bananas ao caramelo e deixe-as cozinhando por uns 5 minutos, mexendo apenas de vez em quando. Portanto reserve.

Em seguida prepare o creme de gemas: numa panela média misture o amido de milho ao leite até que fique totalmente diluído. Mas adicione o açúcar e as gotas de essência de baunilha, misturando bem.

Por isso, acrescente as gemas de ovos, passadas por uma peneira (esse é um truque para reduzir o gosto e cheiro de ovo nesta sobremesa).

Então, misture tudo e cozinhe esse creme em fogo brando até engrossar levemente, ficando com textura de mingau, como mostra a foto abaixo. Logo depois, deixe o creme amornar para dar seguimento à receita.

Por fim, prepare o merengue apenas batendo as claras reservadas em ponto de neve. Aos poucos vá acrescentando o açúcar até formar picos altos e firmes.

PARA MONTAGEM DA SOBREMESA

Monte a sobremesa num refratário médio, começando pela camada de bananas caramelizadas e, em seguida, cobrindo com o creme já morno.

Por último, cubra o creme com o merengue e, com o auxílio das costas de uma colher, tente fazer ondas, levantando o merengue suavemente para dar um efeito bonito ao mesmo.

Leve o doce ao forno pré aquecido a 180 graus para gratinar por cerca de 20 minutos ou até o merengue dourar levemente.

Retire o doce do forno e aguarde esfriar para depois levá-lo à geladeira, onde deverá ficar por, pelo menos, 4 horas até ser servido.

Está pronto seu delicioso chico balanceado com banana! Esperamos que tenha gostado dessa versão e que essa sobremesa gelada faça muito sucesso aí na sua casa. Bom apetite!

Mas, o que achou dessa receita? Em seguida, deixe seu comentário no box abaixo. Se por acaso quiser mais algumas receitas de bolo veja aqui na CATEGORIA DOCES. Clicando aqui Facebook você terá acesso ao nossa rede social com milhares de receitas.

Outras Receitas Aqui:

Maravilhoso Frapê de Morango Receita Simples

O Melhor Sequilhos de Maizena Que Já Comeu Na Vida

Lanche de Misto Quente Simples de Fazer

Então lembrando que se descer a página você vai automaticamente para outra matéria. Por fim, não perde tempo e envie para os amigos nosso site. Cada dica.